A origem deste departamento confunde-se com a origem da própria instituição pela necessidade que sempre sentiu de proporcionar uma formação séria, profunda, cientificamente correcta e permanentemente actualizada, como base de toda a actividade desenvolvida tanto interna como externamente.

Desde 1986 o Centro de Formação é responsável pela organização de acções e cursos de formação para assistentes sociais, psicólogos, professores, educadores e outros/as técnicos/as de diversas áreas das ciências sociais humanas e tem como objectivo fornecer conteúdos teóricos e práticos nas áreas da Sexualidade Humana e Planeamento Familiar, Orientação Conjugal, Intervenção familiar e Igualdade de género, desenvolvendo as aprendizagens com dimensão de saberes-fazer técnicos e relacionais, nestas áreas. Estas formações têm sido desenvolvidas em vários pontos do país (Porto, Nazaré, Viseu, Coimbra, Vila Real) em parceria e a pedido de instituições locais.

Para além das acções de formação dirigidas a técnicos exteriores, o centro de formação também organiza mensalmente formação contínua para os/as colaboradores/as do MDV nas suas áreas de intervenção directa (e.g. Desenvolvimento infantil, Cuidados com o bebé; Violência familiar: intervenção com vítimas e agressores, Abuso e maus tratos a crianças e jovens, etc.). Esta formação é aberta a técnicos de outras instituições, mediante inscrição prévia.

Os formadores que integram a equipa pedagógica são professores universitários e técnicos de reconhecida competência, estando conscientes da sua responsabilidade como portadores e transmissores dos conhecimentos científicos, dos valores e da filosofia do MDV.

O MDV tem um centro de formação Certificada pela DGERT - Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.

Em 2018 prevemos desenvolver as seguintes formações:

  • Formação Inicial de Técnicos do Projecto Família (Lisboa e Porto)
  • Formação de Técnicos em Intervenção Familiar (Porto)