Lançado pelo MDV em 1996, o Projecto Família é pioneiro em Portugal na área de intervenção intensiva junto de famílias com crianças em risco.

O objectivo fundamental é preservar a família e evitar a institucionalização dos menores através do apoio intensivo, imediato e individualizado a estas famílias mais fragilizadas.

No Projecto Família procuramos:

  • apoiar crianças em risco evitando que sejam retiradas das suas famílias e institucionalizadas;
  • intervir junto das famílias em crise ajudando-as a mudar comportamentos que possam levar ao afastamento das crianças;

Desenvolvido por uma equipa de técnicos especializados nas áreas de psicologia, serviço social, sociologia, entre outras. No Projecto Família acreditamos que as famílias, independentemente da sua situação económica, estatuto social, etnia e crença religiosa, têm potencialidades para mudar os seus comportamentos.

graça delgadoÉ muito gratificante vermos que, efectivamente, as crianças podem em muitos casos viver na sua família de origem se esta for ajudada a cumprir as suas tarefas

Graça Mira Delgado (Presidente do MDV)
 

A metodologia de intervenção que utilizamos passa por uma intervenção junto das famílias mais fragilizadas e dentro das suas próprias casas. A estas famílias prestamos um apoio intensivo, imediato e individualizado.

Inspira-se no Modelo norte-americano, Families First - Homebuilders, implementado pelo Departamento de Serviços Sociais de Michigan desde 1974.Institute for Family Development

IDFO MDV mantém estreita articulação com o Michigan Department of Human Services, em Michigan, bem como com o Institute for Family Development, em Seattle, responsável pela implementação e avaliação deste modelo nos EUA. Esta entidade tem providenciado a formação contínua dos supervisores do Projecto Família bem como o suporte técnico.

 

Veja os filmes e conheça melhor o Projecto Família!